Feira do Livro de Santa Maria: palco dos novos e velhos nomes da literatura

Feira do Livro de Santa Maria: palco dos novos e velhos nomes da literatura

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Depois de duas semanas de programação intensa na Praça Saldanha Marinho, a 52ª Feira do Livro de Santa Maria termina neste sábado (6). Foram milhares de exemplares vendidos e centenas de atividades realizadas, o que confirmou, mais uma vez, o evento como um dos mais importantes do interior do Estado e uma das mais antigas da América do Sul, ao lado das edições de Porto Alegre e de Buenos Aires.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O tema desse ano foi uma homenagem aos 120 anos do nascimento de Erico Verissimo, o que reforça o poder transformador da leitura. Nesta edição, nomes renomados da cena cultural do país marcaram presença em Santa Maria, como Nelson Motta, Letícia Wierzchowski, Vitor Ramil, Thiago Lacerda, entre outros. Teve apresentações musicais e artisticas, nave de histórias e ações descentralizadas levando a magia da literatura para todas as regiões da cidade.


Lançamentos

O evento também registrou números expressivos no quesito lançamentos literários. Conforme a Câmara do Livro de Santa Maria, ao todo, 258 livros foram lançados, abrangendo 14 gêneros literários e reunindo cerca de 500 autores de 19 cidades de seis Estados.

Entre os novos escritores que ganharam visibilidade no coração do Rio Grande do Sul, está o tabelião Eduardo Fadul, 43 anos. No primeiro dia de feira, ele lançou o livro “Caminho, Verdade e Vida - Em Versos”.

– Lançar um livro numa feira onde você sabe que vai encontrar uma diversidade de público e de autores é um desafio, mas ao mesmo tempo é gratificante por ver o reconhecimento das pessoas ao teu trabalho. Santa Maria é a casa que eu escolhi para residir, onde tenho muitos amigos e isso dá um sabor especial – diz.
Os lançamentos de livros seguem neste sábado, das 10h às 17h na Praça Saldanha Marinho.


Clássicos

Com mais de meio século de trajetória, a Feira do Livro de Santa Maria também é marcada por momentos históricos.

Em 1982, durante a 10ª edição, o escritor Caio Fernando Abreu esteve em Santa Maria e lançou o livro mais famoso: “Morangos Mofados”.

Já em 1995, na 23ª edição, Luis Fernando Veríssimo apresentou a “Comédia da Vida Privada” e levou para o palco do Theatro Treze de Maio uma apresentação do seu sexteto de jazz.

O momento é considerado uma lembrança marcante na memória de Telcio Brezolin, integrante da Câmara do Livro de Santa Maria.

– Naquele ano, eu lembro que a fila para assistir ao show passou do coreto da praça e foi até o calçadão, todo mundo queria vê-lo e nós tivemos que parar a fila, porque já estava quase na hora da apresentação e não para de chegar gente – recorda.

Em 1997, foi a vez de Tabajara Ruas lançar o clássico regional “A Cabeça de Gumercindo Saraiva” e em outros anos, o evento também já contou com participações de diversas outras personalidades, como de

Armindo Trevisan em 1998, do cronista David Coimbra em 2003, Moacyr Scliar, em 2006 e Airton Krenak em 2023, por exemplo.


Presenças ilustres

Autores consagrados que já passaram pela Feira do Livro de Santa Maria:

  • Caio Fernando Abreu – 1982
  • Luis Fernando Veríssimo –1995
  • Tabajara Ruas – 1997
  • Armindo Trevisan – 1998
  • David Coimbra – 2003
  • Moacyr Scliar – 2006
  • Airton Krenak – 2023

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Famurs divulga nota e lamenta morte do filho do seu coordenador; velório ocorre em Santiago Anterior

Famurs divulga nota e lamenta morte do filho do seu coordenador; velório ocorre em Santiago

A melodia que une gerações: aos 69 anos, Banda do Maneco se prepara para mais um 7 de Setembro e mostra por que é a trilha sonora de Santa Maria Próximo

A melodia que une gerações: aos 69 anos, Banda do Maneco se prepara para mais um 7 de Setembro e mostra por que é a trilha sonora de Santa Maria

Geral